Home » , , , » Dia da Fotografia – 19 de agosto

Dia da Fotografia – 19 de agosto

21 de agosto de 2011 ♥
[Sim, eu sei que estou atrasada!!!]


19 de agosto foi escolhido pra ser o dia da Fotografia porque nesse dia, no ano de 1839 o físico François Arago apresentou ao mundo, na Academia de Ciências e Artes de Paris, o processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre: o daguerreótipo, que produzia uma imagem, fixada através de um processo químico, numa placa de estanho.


As primeiras fotografias eram de paisagens, pois era necessário um grande tempo de exposição, e pessoas não conseguiam ficar imóveis para que a imagem conseguisse ficar nítida, focada. Além disso, cada fotografia só era reproduzida uma vez. 


O tempo de exposição foi sendo reduzido de muitos minutos a poucos segundos, e os fotógrafos já faziam retratos oficiais de pessoas, fotos posadas e cuidadosamente pensadas, pois cada “chapa” era única, e havia todo um trabalho de preparação química para produzir uma foto.  Na década de 40 do século XIX o inglês Fox Talbot desenvolveu o processo de reprodução em negativo, quando a mesma imagem pôde ser reproduzida infinitas vezes. Essa foi a primeira grande revolução na história da fotografia, e nessa época ocorreu o boom dos cartões postais. As grandes empresas investiam em pesquisa e desenvolvimento técnico, e tudo começou a ficar mais fácil – e barato.


A experiência fotográfica, que era reservada a poucos – apenas profissionais da área possuíam câmeras, e estas bastante pobres de recursos técnicos – só se tornou acessível à grande parte da população a partir do lançamento, pela Kodak, em 1963 das câmeras Instamatic, compactas e automatizadas, com filme em cartucho de fácil carregamento e apresentadas ao público com o seguinte slogan: Você aperta o botão, nós fazemos o resto. A limitação para uso em ambientes pouco iluminados foi resolvida com a possibilidade de uso do flash descartável, quadradinho, quem lembra? Em 1965 e até 1970 foram vendidas cerca de 50 milhões de câmeras Instamatic1 Esta, pode-se dizer que foi a segunda grande revolução no mundo da fotografia.


A terceira revolução foi a fotografia digital. Como a internet, a fotografia digital também teve sua origem na motivação militar, mas em pouco tempo se propagou ao ponto de hoje aparelhos com outras finalidades iniciais acoplarem em si a função  de fotografar. As câmeras digitais vão sendo enriquecidas com mais e mais recursos, as definições e resoluções em Mega Pixels aumentam ao ponto de surgirem fotos como esta, que permitem a aproximação até se poder ver com detalhes um rosto na multidão. Na verdade, esta é uma “costura” de 216 fotos, capturadas num período de 15 minutos que a técnica digital transformou em um único momento no tempo. O arquivo final tem 69.394 X 30.420 pixels ou 2.110 megapixels.


E, dentro dessa montanha de possibilidades na fotografia digital, surgiu o Projeto Mosaico Minuto, que em 2011 está em sua segunda edição. Consiste em mais de 200 fotógrafos no mundo inteiro fazerem fotos num determinado horário (17:30h, GMT –3) postarem na galeria do projeto no Flickr com indicações do nome do fotógrafo, idade e local exato onde a fotografia foi feita. Como resultado, uma exposição virtual e um livro produzido no site www.blurb.com e que poderá ser adquirido sob demanda.

Marido e eu participamos, fotografando na sexta, exatamente às 17:30h, aqui em casa, mesmo. Ele fez uma foto do terraço, vendo o Convento da Piedade, e eu fotografei Lettícia Valentina, enquanto a mãe dela fazia minhas unhas! [Já estou ouvindo alguém dizer: Precisava dar esse tipo de detalhes??? huahuahua]


19_08_2011_1730_Carlos_Mascarenhas_64_Anos_Centro_ Centro_Ilheus_Brasil
Foto: Carlos Mascarenhas


19_09_2011_1730_Anabel_Mascarenhas_46_Anos_Centro_Ilhéus_Brasil
Foto: Anabel Mascarenhas 


Assim como participar da World Wide Photo Walk ano passado,  integrar o Projeto Mosaico Minuto este ano  trouxe uma sensação gostosa de conexão com outros fotógrafos do mundo inteiro, profissionais ou amadores (isso é assunto pra outra discussão), e estou doida para ter o livro em minhas mãos!


Vejam a galeria do projeto Mosaico Minuto no Flickr:





Ah, por falar em WWPW, este ano acontecerá dias 1 e 2 de outubro, e já me inscrevi para participarmos novamente! Que tal vir conosco???








[1] Site da Kodak – Disponível em <http://www.kodak.com/global/pt/corp/ historyOfKodak/1960_pt-br.jhtml?pq-path=2701> Acesso em 16 jun 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...